segunda-feira, 19 de março de 2012

31 municípios de Alagoas irão receber retroescavadeira do PAC

Na próxima quarta-feira (21), 31 municípios alagoanos irão receber retroescavadeiras, entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As máquinas serão usadas na recuperação e manutenção de estradas vicinais. A cerimônia de doação será realizada às 10h, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, e contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues.

A ação vai beneficiar também os agricultores familiares alagoanos, pois com a melhoria das estradas vicinais, o MDA colabora na redução dos custos de produção e do valor final dos alimentos para a comercialização.“Os municípios gastam muito com o aluguel dessas máquinas. Além de serem utilizadas para abrir e recuperar estradas vicinais, por onde escoa a produção da agricultura familiar, elas serão úteis para a construção de açudes e barragens neste momento em que enfrentamos problemas de falta de água por causa da seca”, explica o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho Freire.

Para operar as retroescavadeiras, 62 operadores de máquinas dos 31 municípios contemplados participaram de um treinamento, que durou dez horas e contou com aulas práticas e teóricas.

Desde dezembro de 2011, quando foi iniciada a entrega de máquinas por meio do PAC 2, o MDA já entregou 185 retroescavadeiras nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina, beneficiando 197 municípios. A meta é doar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras para 1.299 municípios de até 50 mil habitantes. O investimento total chega a R$ 211,8 milhões.
Estes são os municípios que receberão as retroescavadeiras:Água Branca, Belo Monte, Cacimbinhas
Campo Grande, Coité do Noia,Craíbas,Feira Grande , Girau do Ponciano, Inhapi, Junqueiro,Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maragogi, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d'Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú,São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Sebastião
Senador Rui Palmeira, Taquarana e Traipu.

Fonte. mais.al / O jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário