sábado, 17 de março de 2012

Escola adia volta às aulas por falta de carteiras

Salas de aula sem carteiras e alunos em casa sem poder assistir aulas. Essa é a realidade da Escola Municipal Jaime Miranda, localizada na avenida principal do bairro da Santa Lúcia, em Maceió. São 1,2 mil alunos que estão impedidos de iniciar o ano letivo por conta do atraso no envio das bancas escolares por parte da Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura promete resolver o problema a partir da próxima semana.

Os mais de mil alunos da unidade de ensino ainda vão precisar aguardar mais um tempo para poder abrir os livros e continuar os estudos. “O retorno estava marcado para o dia 05, mas foi adiado. Em seguida, foi marcada a data da volta às aulas para o dia 12, o que também não aconteceu. E, ontem, numa reunião, a direção da escola disse que talvez não possa acontecer o início do ano letivo na próxima segunda-feira (19) porque a unidade continua sem cadeira para os alunos se sentarem. Isso é um absurdo. Precisamos saber quando essa situação será resolvida. Os estudantes não podem ficar à mercê da boa vontade do Município em querer começar às aulas. Eles têm que estudar”, reclamou a aposentada Maria José Lins do Nascimento.
Antônio Branco, supervisor de disciplina da Jaime Miranda, confirmou que o atraso na volta às aulas se deve a falta de carteiras escolares. “Esse prédio antigamente abrigava a Escola Santa Lúcia, que era particular. Então, quando o Município o arrendou, em 2006, absorveu os equipamentos que aqui existiam e isso incluiu as bancas. Desde então, poucas carteiras foram substituídas e, com o tempo, aquelas que ficaram foram se deteriorando. É bom que fique claro que, muitas vezes, é o próprio aluno quem as estraga, todavia, isso não significa dizer que não precisam ser repostas”, afirmou o funcionário.

De acordo com a Semed, o problema na referida escola deverá ser contornado na próxima semana. A Secretaria vai relocar carteiras de outras unidades de ensino para que as aulas possam ser iniciadas na Jaime Miranda. Esse trabalho deverá acontecer já na segunda-feira (19).

Em paralelo, o órgão aguarda o trâmite final de um processo para adquirir, no valor de R$ 900 mil, novas bancas para equipar as escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é que a compra aconteça em abril. Os recursos para tal aquisição são oriundos do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação.

Fonte: Gazetaweb / Janaina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário