sábado, 17 de março de 2012

Greve dos Anestesistas: Gestante em trabalho de parto não consegue cirurgia após 9h de espera

A greve dos anestesistas vinculados ao (SUS) tem causado transtornoe e sérios riscos para gestantes que dependem dos serviços públicos de saúde em Alagoas. Desde quarta-feira (14), quando foi iniciado o protesto, gestantes em trabalho de parto acusam os hospitais de negarem atendimento. Até mulheres com feto morto no ventre já tiveram dificuldades para fazer a cirurgia de curetagem, por falta de anestesistas.
Nesta sexta-feira (16), foi a vez de Cícera Janaína, de 28 anos, vivenciar o drama de precisar fazer a cirurgia pelo SUS e não conseguir. A gestante precisou recorrer ao atendimento particular.
Segundo determinação do Ministério Público, os anestesistas precisam manter ao menos 30% do efetivo em cada maternidade. No Hospital São Rafael, uma funcionária que não quis se identificar, disse que um anestesista fazia plantão durante toda esta sexta. No entanto, não é bem isso que a sogra de Janaína, Vera Lúcia Cabral, de 51 anos, diz ter presenciado.
De acordo com Vera Lúcia, a nora Janaína, que completaria nove meses de gestação na próxima terça-feira (20), chegou ao hospital por volta das 7h, para realização de cesárea agendada. “Às 11h40, ela foi conduzida para o interior da clínica, tomou banho e já estava para fazer a cirurgia. Mas às 13h foi liberada porque o anestesista disse por telefone que não iria atender ninguém. Ele disse que só viria se fosse caso de vida ou morte”, explicou.

Fonte: Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário